29 out 2019

Ninguém quer ser síndico? E agora?

Essa é uma situação que precisa ser resolvida, o condomínio não pode ficar sem síndico. Essa é uma função e uma tarefa muito importante. A eleição para síndico deve ocorrer sempre um pouco antes do vencimento do mandato, que pode ser de um ou dois anos, de acordo com a convenção de cada condomínio.

Existem muitas dúvidas com relação a esse tema:

"Como devemos proceder quando ninguém quer ser síndico?"

 Quem pode ser síndico? Quando nenhum dos condôminos se habilita a ser candidato, poderá ser contratado um síndico profissional, que pode ser pessoa física ou jurídica, sujeito as mesmas regras de tributação do síndico condômino. Atualmente a atividade de síndico profissional está em alta e vemos um grande número de profissionais em busca de especialização para ocupar o cargo, tanto nos pequenos quanto nos grandes condomínios de nossa região.

– O que acontece se o condomínio fica sem síndico? Em último caso, se os condôminos não aceitarem a solução de contratar um síndico profissional, ou caso o condomínio fique sem síndico e sem possibilidade de convocar assembleia para eleição por qualquer outro motivo, um condômino pode solicitar judicialmente a escolha de um representante legal provisório até que a situação seja normalizada.