O envolvimento coletivo ajuda a ter uma gestão colaborativa com divisões de responsabilidades e troca de ideias.
Para explicar e mostrar como é possível transformar o seu condomínio veja a matéria abaixo da Folha de 20/06/2019:
“Participação de moradores pode fazer milagres nos condomínios
O ditado “santo de casa não faz milagre”, não se aplica aos condomínios. O engajamento dos vizinhos tem se mostrado crucial para o sucesso de qualquer iniciativa, e felizmente, aos pouquinhos, a participação dos moradores está aumentando.
É incrível notar como os projetos ficam melhores e mais baratos quando os condôminos se envolvem e dedicam um pouco de tempo para melhorar o lugar onde vivem.
A gestão de condomínio está mais profissional e se tornou uma atividade bastante complexa, que requer a atuação de uma equipe multidisciplinar, composta por advogado, contador, administrador, engenheiro, gestor predial, entre outros profissionais. Mas a engrenagem só funciona direito com a participação dos moradores. – citando mais um dito, “olho do dono é que engorda o porco”.
O segredo de sucesso é a criação de comissões temáticas de trabalho, órgãos de apoio e auxílio ao síndico formados por moradores voluntários, com intuito de buscar melhores soluções, práticas e preços. Temas como finanças, segurança e manutenção são campeões de demanda nas comissões, mas atividades que buscam integração entre os moradores estão ganhando força, tais como comissão social, de eventos e esporte.
Marcio Rachkorsky
Advogado membro da Comissão de Direitos Urbanísticos da OAB-SP”