28 jan 2020

Grupos de WhatsApp em condomínios

Qual o papel do síndico?

Quantos moradores residem em um condomínio? Embora o número possa variar, existem residenciais que abrigam mais de três mil pessoas. Muitas cidades brasileiras têm a mesma quantidade de habitantes. Porém, a comunicação é o fator chave para que a população condominial conviva em harmonia. Pensando nisso, muitos síndicos resolveram criar grupos de WhatsApp em condomínios.

As novas tecnologias trouxeram ferramentas de interação que otimizam o diálogo, tornando-o mais prático.
QUAL É A MELHOR MANEIRA DE GERENCIAR OS GRUPOS?
Assim que o grupo for criado, o administrador, que pode ser o síndico, deverá postar as regras para a utilização desse canal interativo. Seria oportuno esclarecer logo o objetivo do grupo:

  • divulgação de comunicados.
  • alerta de ocorrências suspeitas.
  • avisos sobre problemas nas áreas do condomínio.
  • cronograma dos agendamentos das reservas de espaços comuns.

Em seguida, podem-se elencar as proibições e as penalidades em caso de desrespeito às diretrizes. Depois de expor todas essas informações, o administrador precisa ficar atento a qualquer mensagem enviada ao grupo — e agir rápido na hipótese de postagens indevidas.
Para oficializar essas regras, o síndico deve apresentá-las durante uma assembleia condominial.
Melhor seria se ocorresse no mesmo evento em que o uso do WhatsApp foi aprovado. Fazendo assim, ficará mais fácil que os participantes levem a sério as diretrizes, bem como a aplicação das penalidades.