Pensando em sanar eventuais problemas de interrupções no fornecimento de energia elétrica, um condomínio pode implementar um sistema suplementar de geração. Um grupo gerador desse tipo é altamente proveitoso para garantir que toda a edificação jamais fique sem um fornecimento de energia adequado.
Os sistemas mais modernos são totalmente controláveis via software, assim, o monitoramento da energia é constante. Se eventualmente a concessionária local interrompe o fornecimento, a geração própria do condomínio entra em ação automaticamente, provendo a energia necessária. Da mesma forma, quando o serviço normal é restabelecido, o sistema interno suspende seu funcionamento de forma automática.
Além disso, formas sustentáveis de energia podem fazer parte do condomínio. Uma ideia bastante conhecida é a geração de energia por meio de placas solares, que aproveitam os raios solares.
Não tão conhecida ainda, mas já aplicada na arquitetura de alguns edifícios mundo afora, é a geração eólica. Nesse tipo de sistema, o prédio é desenhado e construído de forma a aproveitar as correntes de ar para prover geração de energia ao condomínio.