Trabalhar em casa faz parte da rotina de milhares de pessoas que aderiram ao home office no período de pandemia. Essa modalidade ainda permanece, mesmo no momento de flexibilização e já é uma nova realidade em muitas empresas.
Pensando nisso, os condomínios mais recentes já estão separando um espaço para atender as demandas deste público. Seja com espaços de net office ou de escritório compartilhado, conhecido popularmente como “coworking”.
Os condomínios mais antigos também estão encontrando alternativas para criar esta área de trabalho, já que existem muitas vantagens em destinar um espaço como esse, tanto para a satisfação e comodidade dos moradores, como para promover uma rede de contatos valiosa entre eles. Para essa criação é necessário a aprovação em assembleia, dependendo de dois terços dos votos conforme o artigo 1.342 do Código Civil. Podendo dar um novo destino a algum espaço das áreas comuns que não esteja sendo utilizado de forma efetiva.
Vale lembrar que o uso deste espaço é destinado apenas para moradores, sem a entrada de clientes, por exemplo, para que não seja caracterizado como atividade comercial e também para garantir a segurança dos demais condôminos.
É necessário estabelecer regras, que também são válidas em outros coworkings em geral. Manter o silêncio, a limpeza e organização do espaço é essencial, assim como o respeito pelas demais pessoas que estejam utilizando a área
A flexibilidade do escritório compartilhado permite que seja usado tanto para o trabalho, como para estudos.
A infraestrutura do local deve oferecer salas de trabalho e reunião com os móveis necessários, banheiro e boa luminosidade. Pode contar também com equipamentos de cozinha para facilitar ainda mais a rotina dos usuários. Importante atentar-se que na assembleia devem ser definidas todas as regras do uso do espaço, taxas e formato das reservas e todos os detalhes que garantam que os moradores possam usufruir do coworking dentro do próprio condomínio, contando com todos os benefícios que ele tem a oferecer.
Conte com o nosso apoio para a viabilização e implantação dessa nova opção de trabalho em seu condomínio.