O Home Office continua sendo uma realidade para muitos trabalhadores e ainda é um tema relevante dentro dos condomínios.
É importante se atentar ao que pode e o que não pode ser feito por esses profissionais, afinal, as regras e orientações precisam continuar sendo seguidas. As atividades não podem demandar um excesso de visitas, ainda mais tendo em vista as orientações de saúde.
Ou seja, uma quantidade razoável de visitas, ocasionais são aceitáveis e em todo o caso nenhum dos visitantes pode circular pelas áreas em comum do condomínio, somente para entrar e sair.
Além disso, o hall não pode ser utilizado como local de espera para os clientes.
Ainda sobre o uso das áreas comuns, estes espaços não podem ser utilizados como escritório particular ou para realização de vendas. As encomendas não podem gerar um excesso na portaria, é importante que o morador responsável retire pontualmente para não gerar um acúmulo neste espaço.
Assim como para entregas, estas devem ser feitas pelo próprio responsável, sem passar essa função, que não é pertinente, ao porteiro.
As atividades também não podem demandar uma quantidade excessiva de energia elétrica ou água, por exemplo. Também não podem causar odores fortes, uso produtos tóxicos ou muito barulho para não incomodar os outros condôminos.
E sobre este último ponto, a questão do incômodo também vale para as outros moradores que venham a importunar de suas unidades os vizinhos que estejam trabalhando em home office.
Afinal, o respeito e o bom senso devem ser prezados por todos para uma boa convivência, independente da questão de haver pessoas trabalhando em seu imóvel ou não.