Vemos cada vez mais portarias tradicionais – com porteiro – sendo substituídas por portarias remotas, ou seja, sem porteiro presencialmente no local.
Mas você, síndico, sabe como funciona este serviço?
Primeiramente, é importante destacar a economia em comparação com uma portaria presencial. Ao invés de contratar funcionários para revezar presencialmente na portaria – cumprindo todas as exigências trabalhistas -, o serviço é feito por uma central de monitoramento remota, contando com porteiros 24 horas, sem interrupções.
Respondemos agora algumas das perguntas frequentes sobre portarias remotas Faltou luz ou internet, e agora?
Quando o assunto é falta de energia elétrica, a empresa responsável tem que contar com no-breaks e um sistema de emergência para que o monitoramento continue funcionando.
Já sobre a internet, a empresa deve contratar dois serviços diferentes, alternando caso haja algum problema com uma delas. Preciso contratar algum outro funcionário mesmo com a portaria remota?
É importante contratar um zelador. Assim, você terá alguém responsável pelas entregas, correspondências e também pelos serviços de conservação do condomínio. Vou ter acesso a relatórios de acessos de moradores, visitantes e trabalhadores do condomínio?
Sim, esses dados devem ser entregues em relatórios pela empresa responsável pelo serviço de portaria remota. Algo de anormal foi identificado na portaria. Qual o procedimento?
A central de monitoramento deve entrar em contato com o síndico ou o morador responsável no momento.