19 abr 2022

Portarias remotas (virtuais)

Vemos cada vez mais portarias tradicionais – com porteiro – sendo substituídas por portarias remotas, ou seja, sem porteiro presencialmente no local.

Mas você, síndico, sabe como funciona este serviço? 🕵?‍??

Primeiramente, é importante destacar a economia em comparação com uma portaria presencial. Ao invés de contratar funcionários para revezar presencialmente na portaria – cumprindo todas as exigências trabalhistas -, o serviço é feito por uma central de monitoramento remota, contando com porteiros 24 horas, sem interrupções.

Respondemos agora algumas das perguntas frequentes sobre portarias remotas 👇

? Faltou luz ou internet, e agora?
Quando o assunto é falta de energia elétrica, a empresa responsável tem que contar com no-breaks e um sistema de emergência para que o monitoramento continue funcionando.

Já sobre a internet, a empresa deve contratar dois serviços diferentes, alternando caso haja algum problema com uma delas.

? Preciso contratar algum outro funcionário mesmo com a portaria remota?
É importante contratar um zelador. Assim, você terá alguém responsável pelas entregas, correspondências e também pelos serviços de conservação do condomínio.

? Vou ter acesso a relatórios de acessos de moradores, visitantes e trabalhadores do condomínio?
Sim, esses dados devem ser entregues em relatórios pela empresa responsável pelo serviço de portaria remota.

? Algo de anormal foi identificado na portaria. Qual o procedimento?
A central de monitoramento deve entrar em contato com o síndico ou o morador responsável no momento.