19 abr 2022

Reclamações no seu condomínio?

O NÚMERO DE RECLAMAÇÕES DO SEU CONDOMÍNIO NÃO PARA DE SUBIR E VOCÊ NÃO SABE COMO RESOLVER? 😨

Primeiro, você tem que entender o motivo desse aumento para depois solucioná-lo.

Veja as reclamações mais comuns:

🔺 Música alta fora de horário;
🔺 Barulho no teto (de pular ou derrubar coisas no chão);
🔺 Uso indevido das áreas comuns do condomínio;
🔺 Animais de estimação (latidos ou sujeira nas áreas compartilhadas);
🔺 Barulho de manutenção.

Se você se identificou com uma delas (ou com todas) tudo bem, é normal. Mas o que você não pode deixar de fazer é se acomodar e não resolvê-las.

Então, o que fazer?

? Desenvolva procedimentos: defina qual é o passo que o morador deve realizar, quais formulários deve preencher, quais serão os seus e do possível responsável pela origem da reclamação.

? Documente a reclamação: com tudo registrado e organizado, você terá a data exata do evento e um prazo para solucioná-lo. Também será possível acompanhar seu andamento.

? Comunicação em primeiro lugar: se a reclamação for por causa de um vizinho, procure conversar antes e explicar a situação. Tente resolver de forma amigável. Se as reclamações persistirem, então a única solução é dar uma advertência, ou em último caso, uma multa.

? Contrate uma administradora de condomínios: a assistência de profissionais especializados vão te dar todo o apoio necessário para uma gestão eficiente!