Embora desempenhem papeis diferentes, Síndico e Zelador precisam trabalhar em harmonia para uma boa gestão do condomínio. E mesmo que isto pareça óbvio, no dia-a-dia alguns detalhes fazem grande diferença, confira alguns. Primeiramente, entender as funções e obrigações de cada um é essencial para uma boa convivência. Já que ambos terão em mente até onde vão suas atribuições e no que podem dar suporte no trabalho do outro.
Quando essas informações são claras, o zelador desenvolve sua rotina com mais autonomia, além de trabalhar melhor e leva ao síndico apenas o necessário e a prestação de contas. Por isso, quando necessário, um bom treinamento, capacitação e atualização para a zeladoria beneficia muito o processo da gestão, pois é preciso ter bom conhecimento dos sistemas de segurança, tecnologia e todo o funcionamento do condomínio.
Com esses alinhamentos e uma relação de respeito e confiança, algumas funções podem ser bem desempenhadas pelo zelador, como: Suporte em garantir a ordem e o cumprimento das regras em geral do condomínio;
Orientar aos condôminos quanto aos procedimentos de segurança;
Fazer a inspeção geral de rotina;
Acompanhar medições e inspeções.
Além disso, por estar presente na rotina do condomínio e conhecer bem os condôminos, ele pode, através de sua percepção adiantar problemas ao Síndico, assim como já resolver problemas de menor escala. Trabalhando alinhados, a gestão sindical é muito mais efetiva. Com o diálogo entre as duas partes é possível, por vezes, prevenir várias questões que muitas vezes só chegam a ser resolvidas quando já estão em outro nível de resolução.