20 mar 2024

Obras no condomínio

Obras em condomínios são sempre mais bem-sucedidas quando um síndico experiente as conduz ou conta com o suporte da administradora.

As diversas frentes envolvidas (operacionais, administrativas ou legais) sinalizam diferentes suscetibilidades. No entanto, existem boas práticas que facilitam a gestão de obras no prédio, como:

🔹Apresentar a proposta em assembléia

Sempre leve sua proposta para ser discutida nas reuniões condominiais, a fim de caracterizar uma decisão coletiva. Fique atento ao quorum estabelecido na Convenção do Condomínio ou no Regimento Interno; caso não exista previsão, consulte o Código Civil (artigos 1.341 e 1.342).

🔹Planejamento Orçamentário

Não comece uma obra sem um planejamento orçamentário detalhado, com toda a previsão de desembolso especificada. Esse cuidado evitará o risco de, no mínimo, ter de se explicar para conseguir mais recursos — pior ainda se não houver previsões bem aproximadas e a obra precisar ser interrompida.

🔹Atenção às legislações e as regras do condomínio

Além da legislação aplicável, é necessário ter intimidade suficiente com o regimento interno do condomínio para não ferir as regras que dão sustentação à sua própria gestão.