PERMISSÃO DE QUALQUER TIPO DE BARULHO 🔊
Outro mito com relação ao silêncio em condomínio é que a lei regulamenta um período de 9:00 às 22:00 onde qualquer barulho é permitido dentro do condomínio. Contudo, não é bem assim que acontece.
Existe um período em que há um limite de decibéis (db), porém, cada condomínio pode determinar esse período de acordo com o seu regimento interno, tanto para dias úteis quanto para os fins de semana.
A Norma Brasileira (NBR) 10.151/2000, desenvolvida pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), também é usada para regulamentar a lei do silêncio, controlando o ruído em áreas residenciais da seguinte forma:
?até 55 decibéis para o período das 07h00 às 20:00 (diurno)
?até 50 decibéis para o período das 20h00 às 07h00 (noturno)
?caso o dia seguinte seja domingo ou feriado, a faixa de horário noturno é estendida até as 09h00
É dever das normas condominiais estabelecer regras mais detalhadas sobre os ruídos após as 22h00 e para os fins de semana. A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera que sons acima de 50 decibéis (db) já começam a afetar negativamente a saúde humana.
Isso pode gerar consequências como:
?insônia
?estresse
?depressão
?perda de audição
?aumento da pressão arterial
?agressividade
?dores de cabeça
O aparelho que mede o nível de ruído de um ambiente é chamado de decibelímetro e hoje já existem aplicativos para smartphones que realizam essa medição 🤔
Alguns contextos comuns do dia a dia provocam os seguintes ruídos:
?secador de cabelo (90db)
?britadeira (110db)
?torneira gotejando (20db)
?turbina de avião (130db)
?caixa de som de um show de música (130db)