28 set 2020

CONTROLE E AUTOMAÇÃO DE SISTEMAS

Quando se pensa no condomínio como um todo, é fácil enxergar a grande gama de serviços disponíveis ao mesmo tempo. Nesse leque, podem ser incluídos os sistemas de gerenciamento de energia (como as luzes, por exemplo), os sistemas hidráulicos (que controlam as piscinas) e tantos outros. Todos eles podem ser geridos por inteligência artificial.

A ideia da automação desses sistemas 💻 é diminuir os custos e aumentar a segurança. Imagine que, em vez de uma pessoa controlar todo o processo de acionamento (liga e desliga) das luzes do condomínio, essa tarefa seja feita por um software acoplado a alguns poucos hardwares.


Da mesma forma que o sistema de iluminação💡, o sistema hidráulico 🔧 do condomínio pode ser administrado de forma automatizada. Isso favorece a diminuição de eventuais falhas e reduz custo, pois aumenta a eficiência do trabalho.


O sistema de controle das bombas de recalque, usadas para encher as caixas d’águas, as bombas das piscinas, bem como o sistema de controle da pressão das tubulações: tudo pode ser feito de forma autônoma. É a aplicação do conceito de condomínio inteligente