Como Criar Regras para o Uso da Área de Lazer
Não é nada fácil administrar um condomínio residencial, afinal são muitas pessoas vivendo em um espaço, com culturas e opiniões diferentes. Por isso, é importante estabelecer regras de convivência.
Elas devem ser discutidas e aprovadas em Assembleia, sendo registradas no Regulamento Interno. Além disso, devem ser divulgadas para que todos os condôminos fiquem cientes.
É interessante criar informativos periódicos para lembrar os moradores ou notificá-los quando houver alguma alteração. Instalar placas com as orientações nas dependências também é uma boa ideia.
Enfim, como definir as regras para cada lugar? Veja essas dicas sobre o que deve ser discutido: Piscina: uso da área por visitantes; liberação de bebidas e comidas no espaço; permanência de animais e crianças sem supervisão; uso de materiais de vidro ou cortantes junto à piscina (copos, pratos, talheres etc).
Academia e Quadras: uso da área por visitantes; horário para o uso dos equipamentos e práticas dos esportes; presença de personal trainers.
Salão de festas, Churrasqueiras e Espaços gourmet: processo para reserva do espaço e devolução; regras para limpeza e precificação; horário de uso e regras para barulhos; capacidade máxima do espaço.
Salão de jogos, Brinquedoteca, Playground e Espaço pet: uso dos equipamentos e brinquedos conforme a idade, altura e peso; permanência de crianças e animais sem supervisão; horários de abertura e fechamento.
AVISO
Durante a pandemia cada condomínio deve decidir em assembleia se fecha ou mantêm as áreas comuns abertas com regras específicas, sendo recomendado sempre alternar horários e limitar o número de pessoas.
Também é necessário disponibilizar frascos de álcool em gel em todas as áreas e realizar limpezas frequentes.
Ficou com alguma dúvida?
Se você precisar, podemos te ajudar a definir essas regras na Assembleia.